23 C
Imperatriz
terça-feira, novembro 29, 2022
spot_img
InícioEducaçãoAluna vence maior feira científica da América Latina e vai participar de...

Aluna vence maior feira científica da América Latina e vai participar de competição internacional 

Naiara Martins (@naiaraaa.__ ), de 17 anos de idade, ficou em primeiro lugar na MOSTRATEC, a maior competição científica da américa latina, com o projeto “Utilização de um modelo de inteligência artificial para redirecionamento de drogas contra rinotraqueíte felina”, na categoria ciências dos animais e das plantas. Além de receber credenciamento para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia, a maior competição científica do mundo, realizada em Dallas, nos Estados Unidos da América, em maio de 2023.  

Para a estudante, essa é uma grande e maravilhosa conquista. “Eu estou incrédula, sempre foi um sonho ganhar o 1° Lugar e ir para a ISEF. Afinal, é a maior feira de ciências do mundo. Com muito esforço e dedicação eu consegui chegar. E toda pessoa que se esforçar pode chegar onde eu cheguei”, afirma. 

Orientada pelos professores Carlos Martins (@carlosmartinsof ) e Helyson Lucas (@helysonlucas ), a pesquisadora desenvolveu um modelo computacional capaz de localizar e diminuir o causador da rinotraqueíte viral felina, que é uma doença viral em gatos que causa espirros, conjuntivite, hipersalivação, tosse, cegueira em filhotes e que podem até tirar a vida desses animais. 

Moradora de Governador Edison Lobão, a estudante está no 2º ano do ensino médio e técnico em química no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Imperatriz.

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

- Publicidade -

Ultimos Comentários

× WhatsApp