22.8 C
Imperatriz
sábado, fevereiro 4, 2023
spot_img
InícioEstadoHidrelétrica de Estreito reforça aumento no nível do rio Tocantins e monitora...

Hidrelétrica de Estreito reforça aumento no nível do rio Tocantins e monitora áreas em risco 

Com a elevação no nível do rio Tocantins, o Consórcio Estreito Energia responsável pela administração da hidrelétrica de Estreito reforça que o aviso de variação do rio já foi expedido há cerca de um mês e permanece até o final do período chuvoso na bacia do rio Tocantins em todos os municípios que compreendem essa região.

Isso tudo para que seja possível cumprir as exigências do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O CESTE também reforça que está contribuindo com o monitoramento nas cidades ribeirinhas por causa do risco de alagamentos.

Leia a nota na íntegra:

“O Consórcio Estreito Energia – CESTE – comunica que, em decorrência do início do período chuvoso (2022/2023) na bacia do Rio Tocantins, a partir do dia 25/11/2022 será necessário realizar o rebaixamento preventivo no reservatório buscando otimizar o seu volume, preparando o lago para a afluência prevista.

Com isso, as comunidades que se utilizam da água para usos múltiplos, tanto do reservatório como do rio, a jusante, perceberão a variação do nível. Reforçamos que o procedimento estabelecido segue as regras de operação, segundo as exigências legais e regulamentares, como as normas técnicas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Em respeito aos seus Valores Organizacionais, o CESTE se coloca à disposição da comunidade e reafirma seus compromissos de agir com Ética e comunicar-se com Transparência”.

Em Imperatriz o nível do rio Tocantins continua alto e está 5,5 metros acima da média e o estado de alerta para pessoas que moram nos bairros próximos aumentou. O nível subiu 1 metro nas últimas 24 horas, de acordo com a Defesa Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

- Publicidade -

Ultimos Comentários

× WhatsApp